Em 1989 fundámos a empresa Calçada & Vieira, Lda., proprietária das lojas A'luísa.
A intenção da constituição legal desta sociedade entre marido e mulher, Manuel Vieira e Luísa Calçada, era facilitar, ao abrigo da lei, as transacções comerciais com os seus parceiros quer portugueses quer estrangeiros.

A primeira loja nasceu no nº 107 da Praça Luís de Camões em Vila do Conde, no início do mês de Novembro desse mesmo ano de 89 e estava, e continua, essencialmente dedicada ao comércio de papelaria, livraria e gift.

Com o decorrer dos anos, a secção de prendas dentro da loja, talvez pela maior diversidade de oferta, desenvolveu-se a maior ritmo o que, a continuar desse modo, relegaria para segundo plano as restantes actividades. Daí a necessidade de alargar o “negócio”, até porque os produtos de maior rotação estavam mais próximos de uma loja de artigos para a casa do que das habituais prendas para uso pessoal.

É então que em 1994 surge a oportunidade de abrir, na mesma galeria, alguns números ao lado (nº 91), a nova A'luísacoisas de casa.
 
Agora sim, há mais espaço, o que convida a maior imaginação e diversidade, surgindo novos produtos e novas marcas cuja aceitação por parte dos clientes foi a alavanca principal para continuar e ganhar a aposta. Fornecedores nacionais e estrangeiros foram constatando que tinham na nossa empresa um parceiro à altura para divulgar os seus produtos e marcas e, hoje em dia, a loja A'luísa é conhecida por fabricantes de toda a Europa (ver neste sítio “As Nossas Marcas”) onde todos os anos marca presença em feiras da especialidade como as de Madrid, Milão, Frankfurt e Paris.
 
Já lá vão mais de vinte anos!